top of page

Mahalilah - O Jogo da vida

Atualizado: 8 de abr. de 2022

A terapeuta Mayra Nunes, da Aldeia Florescer, nos apresenta o jogo de autoconhecimento como forma de terapia.


A sabedoria oriental tem conquistado cada vez mais adeptos no mundo ocidental. Prova disso é o jogo indiano Maha Lilah ou Grande Jogo, que trabalha o autoconhecimento de forma leve e ganhou força em meio à quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus. Em Bauru, a terapeuta sistêmica Mayra Nunes de Almeida, da Aldeia Florescer, utiliza essa técnica milenar desde 2017. De acordo com ela, o tabuleiro possui 72 casas, sendo que cada uma delas representa um quadrante da consciência do jogador. Este, por sua vez, precisa escolher o tema da vida a ser destrinchado, como carreira, amor, relação familiar etc.

O papel da terapeuta consiste em fazer uma triagem para descobrir qual faceta provoca o impasse na área selecionada. Para tanto, o jogador deve lançar o dado e percorrer o tabuleiro com um objeto pessoal. Como o objetivo do jogo é desconstruir preconceitos, o mesmo começa e termina na casa 68, que simboliza a consciência amorosa. Porém, segundo Mayra, dificilmente alguém consegue retornar ao seu início. ”A partida acaba quando o paciente pede para parar e, no geral, isso acontece após uma média de duas horas”.

A terapeuta sistêmica informa que o jogo não visa curar, mas dar um norte. “Superar os impasses fica a critério de cada indivíduo, assim como qualquer outra terapia”, reforça.


DE TERAPEUTA A JOGADORA

Além de trabalhar como o jogo, a terapeuta já se submetera a ele em várias ocasiões. A primeira delas, inclusive, se deu na Índia. Na época, ela havia deixado tudo para trás para se reencontrar. Mayra é advogada e há seis anos decidiu abrir mão do seu escritório. “O jogo me fez cair na casa 3, que representa a raiva. Eu descobri, então, que um trauma de infância me impedia de seguir adiante. O Maha Lilah foi um divisor de águas em minha vida, porque me trouxe clareza“, revela.

O cliente, de acordo com a terapeuta, pode participar do jogo a cada dois meses. Ela acompanha a evolução de cada pessoa após o término da partida.

SERVIÇO

Para saber um pouco mais sobre o jogo, basta entrar em contato com a terapeuta através do (14) 99825-7333 (WhatsApp) ou @maha.maya_(Instagram)

FRASE

“O Maha Lilah foi um divisor de águas em minha vida, porque me trouxe clareza” Mayra Nunes de Almeida, terapeuta sistêmica

Texto transcrito da matéria publicada na edição nº 18.314 no Jornal da Cidade de Bauru em 28/10/2020

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page